BREVE HISTÓRICO
A Escola
Família Agrícola de Sobradinho, fundada em 1990, com o intuito de atender a
necessidade dos agricutores e estimular a permanência dos filhos no campo,
atuando e se aperfeicoando nas práticas agrícolas e impedindo o êxodo rural que
era fortalecido quando os filhos vinham estudar na cidade, adquiriam hábitos
urbanos e não queriam mais voltar a trabalhar nas suas propriedades. Além desse
agravante, também foi detectado que apenas os mais velhos participavam das
Associações e cooperativas e essa realidade levaria a extinção do
associativismo na região e com isso o enfraquecimento da luta pela qualidade de
vida no campo.
Muitos pais não tinham parentes na cidade, e suas filhas
tinham que trabalhar em casa de família, onde terminavam às vezes se envolvendo
com drogas ou prostituição, e no caso dos meninos terminavam sem estudar e
quando completavam 18 anos, muitos iam para São Paulo, afastando-se
completamente da sua cidade natal e das práticas agrícolas exercidas por sua
família.
Diante dessas preocupações e da necessidade de uma escola
voltada à realidade rural, contactou-se a Associação das Escolas Famílias
Agrícolas existentes na Bahia (AECOFABA) e no Espírito Santo (MEPES), onde foram
observadas que a filosofia e metodologia adotadas por estas Escolas, estavam
coerentes com o que os agricultores desejavam. A EFAS faz parte da Rede das Escolas Famílias
Agrícolas Integradas do Semiárido – REFAISA, a qual presta assessoria
pedagógica.
Por intermédio do BISPO emérito da Diocese de Juazeiro,
Dom José Rodrigues, a UASA conseguiu um convênio com a Associação Alemã de
Trabalhos com Jovens AGJA, a qual construiu a estrutura física da escola
através de mutirões e financiou o pagamento de alguns monitores. Com o passar
dos anos os recursos vindos do exterior foram diminuindo em virtude da ascenção
econômica do Brasil e a crise européia.
Desde o ano de 2011 foram criadas parcerias com a
Prefeitura Municipal de Sobradinho e de Juazeiro e a Diretoria Regional de
Educação – DIREC 15. No entanto, estas contribuições ainda não são suficientes
para atender a demanda da escola que funciona de maneira diferenciada e em
sistema de internado.
COMUNIDADES ATENDIDAS
ü Sobradinho
(Sede e Assentamento Vale da Conquista);
ü Sento
Sé (Café da Rosa, Piçarrão, São Pedro e Morro Vermelho);
ü Casa
Nova (Melancia);
ü Juazeiro
(Assentamento São Francisco).
MODALIDADE
DE ENSINO
Pedagogia
da Alternância
Turmas:
FUNDAMENTAL II
15
dias em internato (Escola)
|
15
dias na Alternância (Família e comunidade)
|
Ø 7
aulas por dia;
Ø Atividades
internas (tarefas)
Ø Atividades
de campo
Ø Atividades
de formação.
|
Ø Atividades
de pesquisa com a família;
Ø Atividades
de pesquisa com a comunidade.
Ø Atividades
de envolvimento comunitário.
|
Total
de alunos: 53
|
Principais
Instrumentos Pedagógicos:
Plano
de Estudo;
Caderno
da Realidade;
Visitas
e Viagens de Estudo;
Serão;
Caderno
de Acompanhamento;
Visita
as Famílias.
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