segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Escolas Família Agrícola / Sobradinho



 

BREVE HISTÓRICO

 

A Escola Família Agrícola de Sobradinho, fundada em 1990, com o intuito de atender a necessidade dos agricutores e estimular a permanência dos filhos no campo, atuando e se aperfeicoando nas práticas agrícolas e impedindo o êxodo rural que era fortalecido quando os filhos vinham estudar na cidade, adquiriam hábitos urbanos e não queriam mais voltar a trabalhar nas suas propriedades. Além desse agravante, também foi detectado que apenas os mais velhos participavam das Associações e cooperativas e essa realidade levaria a extinção do associativismo na região e com isso o enfraquecimento da luta pela qualidade de vida no campo.


Muitos pais não tinham parentes na cidade, e suas filhas tinham que trabalhar em casa de família, onde terminavam às vezes se envolvendo com drogas ou prostituição, e no caso dos meninos terminavam sem estudar e quando completavam 18 anos, muitos iam para São Paulo, afastando-se completamente da sua cidade natal e das práticas agrícolas exercidas por sua família.

Diante dessas preocupações e da necessidade de uma escola voltada à realidade rural, contactou-se a Associação das Escolas Famílias Agrícolas existentes na Bahia (AECOFABA) e no Espírito Santo (MEPES), onde foram observadas que a filosofia e metodologia adotadas por estas Escolas, estavam coerentes com o que os agricultores desejavam.  A EFAS faz parte da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido – REFAISA, a qual presta assessoria pedagógica.

Por intermédio do BISPO emérito da Diocese de Juazeiro, Dom José Rodrigues, a UASA conseguiu um convênio com a Associação Alemã de Trabalhos com Jovens AGJA, a qual construiu a estrutura física da escola através de mutirões e financiou o pagamento de alguns monitores. Com o passar dos anos os recursos vindos do exterior foram diminuindo em virtude da ascenção econômica do Brasil e a crise européia.

Desde o ano de 2011 foram criadas parcerias com a Prefeitura Municipal de Sobradinho e de Juazeiro e a Diretoria Regional de Educação – DIREC 15. No entanto, estas contribuições ainda não são suficientes para atender a demanda da escola que funciona de maneira diferenciada e em sistema de internado.
 

COMUNIDADES ATENDIDAS


ü  Sobradinho (Sede e Assentamento Vale da Conquista);

ü  Sento Sé (Café da Rosa, Piçarrão, São Pedro e Morro Vermelho);

ü  Casa Nova (Melancia);

ü  Juazeiro (Assentamento São Francisco).


MODALIDADE DE ENSINO

 

Pedagogia da Alternância

 

Turmas: FUNDAMENTAL II

 
15 dias em internato (Escola)
 
15 dias na Alternância (Família e comunidade)
 
Ø  7 aulas por dia;
Ø  Atividades internas (tarefas)
Ø  Atividades de campo
Ø  Atividades de formação.
 
 
Ø  Atividades de pesquisa com a família;
Ø  Atividades de pesquisa com a comunidade.
Ø  Atividades de envolvimento comunitário.
Total de alunos: 53

 

Principais Instrumentos Pedagógicos:                       

*     Plano de Estudo;

*     Caderno da Realidade;

*     Visitas e Viagens de Estudo;

*     Serão;

*     Caderno de Acompanhamento;

*     Visita as Famílias.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário